Cadastro Integrado contra estupros

Cadastro Integrado contra estupros

Sistema organizará dados sobre o crime que teve mais de seis mil registros em 2012 

Cadastro Integrado contra estupros 1

Integrar os órgãos que atuam na violência conta a mulher através de um cadastro eletrônico. É o que prevê a lei 6.457/13 da deputada estadual e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Alerj, Inês Pandeló, sancionada terça-feira pelo governador Sergio Cabral, criando o Observa Mulher-RJ. O sistema vai organizar dados sobre esse tipo de crime, entre eles estupro.

Até o fim do ano, o estado vai ganhar duas Delegacias de Atendimento à Mulher: em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e em Cabo Frio, Região dos Lagos.

O aumento dos casos de violência sexual contra a mulher foi discutido ontem em audiência pública na Alerj proposta pela deputada. Segundo o Instituto de Segurança Pública, ano passado 6.029 pessoas foram vítimas de estupro, sendo 4.993 mulheres (82,8% dos casos). Do total, 2.566 vítimas têm entre 0 e 14 anos, o que corresponde a 51,4% dos casos. os números de 2012 representam aumento de 23,8% se comparados a 2011. O Rio está em primeiro lugar, seguido de Nova Iguaçu.

De janeiro a março deste ano foram registrados 1.503 estupros, quatro a menos que o mesmo período do ano passado. E, de janeiro a maio deste ano, 70 estupradores foram presos. Ontem, resultado do exame de DNA comprovou que Marcio Batista, 31, violentou uma adolescente na Praia do Leblon mês passado. Ele está preso.

Fonte: O DIA

RELEMBRE

O Deputado Luiz Paulo criou o projeto que divulga o Disque Denúncia de violência contra mulher. Com a medida, diversos estabelecimentos são obrigados a divulgar o serviço. CLIQUE AQUI e saiba mais