ArtigosCapa

A mudança necessária

Ao se partir de princípios corretos, abre-se o caminho para as transformações necessárias

O que o Brasil precisa neste momento e, com força total, a partir de 2014, é incorporar o espírito da mudança real. Abandonar o discurso ufanista, autoritário, fragmentado para assumir a transparência, o planejamento, a democracia.

Os princípios estabelecidos no documento Para Mudar de Verdade o Brasil – confiança; cidadania; prosperidade – traduzem os anseios crescentes dos brasileiros em recuperar valores, direitos e bem estar coletivo deixados de lado em nome da manutenção do poder pelo poder.

Trata-se de construir um novo projeto que aprofunde os avanços já alcançados, mas, para isso, é inevitável que se percorram caminhos bem diversos.

Gostaria de destacar, no princípio da confiança, a radicalização da democracia, sem a qual não conseguiremos conquistar avanços que tenham sustentação no cidadão comum e na força de sua participação.

Destaco, também, no princípio da cidadania, a educação de qualidade, que leve ao desenvolvimento e recupere a autoestima do cidadão, fazendo-o sentir-se protagonista do seu crescimento e a ter capacidade de lutar pelos seus direitos de segurança e saúde.

No princípio da prosperidade, tendo como centro o bem-estar coletivo, é realmente essencial a recuperação do conceito de federação, para que estados e municípios não funcionem como satélites da união, mas como parceiros que, mais próximos do cidadão, tenham a oportunidade de lhes prestar melhores serviços, sem subserviência ou interesses outros.

Como se vê, o centro de tudo passa a ser o cidadão, em todos os aspectos de sua vida. Como não poderia deixar de ser num país que se pretende grande e justo.