CapaNotícias

Luiz Paulo faz palestra em universidades

Deputado Luiz Paulo conversa com estudantes da UNIRIO
Deputado Luiz Paulo conversa com estudantes da UNIRIO

A experiência política e de gestor público do deputado estadual e presidente do PSDB-RJ, Luiz Paulo, o tem levado a diversas universidades e grupos de jovens para relatar sua experiência e fazer análises da difícil conjuntura que o país vive.

Nesta quarta-feira (30), véspera do Dia do Trabalho, Luiz Paulo esteve com um grupo de cerca de 25 estudantes do curso de Ciências Políticas da UNIRIO para discutir a relação entre os poderes Legislativo e Executivo. O fato de ter sido vice-governador, secretário de Estado e do município do Rio, além de hoje  ser um parlamentar em terceiro mandato foi determinante para a escolha.

Para Luiz Paulo, o poder executivo tem enorme força hoje, em consequência da falta da reforma politica, eleitoral e partidária que dariam aos partidos e suas representações definições mais claras e obrigações de seguir mais programas e projetos. A política do “pires na mão”, dos benefícios eleitoreiros que têm infelicitado nossa vida pública seria, então, substituída por uma postura realmente republicana, com larga vantagem para a melhoria da qualidade de vida da população.  A força do executivo está na possibilidade de agir concretamente com obras e ações com visibilidade. Dessa maneira, os parlamentares se tornariam não servidores do executivo e sim servidores da sociedade, fiscalizadores dos recursos públicos e das políticas públicas executadas, papel para o qual são eleitos.

É importante esse permanente contato com jovens, levado à frente por Luiz Paulo, porque a sociedade encontra-se em momento de perplexidade diante do ambiente político deteriorado  e é necessário que se compreenda quais as reais atribuições dos diferentes poderes. Com isso, seria mais fácil estimular criar condições para que a juventude assumisse a dianteira no processo de renovação política. Afinal, o que será de nós sem os jovens  e sua esperança no futuro?

Na próxima sexta-feira, Luiz Paulo estará na UNIRIO para discutir e Orçamento Público com a turma de Ciências Contábeis. Mais um momento importante para que se troque a descrença pela ação efetiva na direção de um ambiente político democrático e responsável.