Luiz Paulo comenta avanços para Faetec no Colégio de Líderes

Luiz Paulo comenta avanços para Faetec no Colégio de Líderes

Aconteceu nesta quinta-feira a reunião do Colégio de Lideres para discutir o projeto 2687/2013 que institui o plano de cargos, carreiras e salários para o corpo funcional da Faetec. O deputado Luiz Paulo afirma que mesmo não conseguindo os avanços que seriam ideais para a categoria, a discussão é válida e todo o avanço é positivo.

Luiz Paulo comenta avanços para Faetec no Colégio de Líderes 1

“O instituto do Colégio de Líderes cumpre uma função importante no Parlamento, visto que muitas contradições, nessas reuniões, podem ser resolvidas. Por isso, esse debate que lá acontece sobre as Emendas é um debate importantíssimo.

Cito aqui alguns avanços que foram alcançados. Muitas vezes não da forma que desejávamos, mas da forma, nas discussões, do que foi possível alcançar. Daria, como primeiro desses avanços, a necessidade que existe de, após a aprovação desse Plano, venha em tempo hábil, para esta Casa, o Projeto de Lei nos moldes do que já aconteceu com a Uerj, que crie a dedicação exclusiva do corpo docente da Faetec.

Vivemos essa experiência, em dois tempos, quando aprovamos o Plano da Uerj e podemos também viver essa experiência positiva em relação à Faetec, visto que todas as universidades do Estado e todas aquelas instituições que se dedicam ao ensino universitário devem ter tratamento equânime, para que um goze de um preceito e que o outro também tenha o mesmo direito. Esse caminho é um caminho possível de avanço, já consertado no Colégio de Líderes. O segundo, que considero fundamental entre tantos outros, é que houve ganhos mais expressivos para o corpo docente e, evidentemente, não o mesmo percentual de ganhos foi contemplado para o setor administrativo da Faetec.

Isso é um processo, em nosso entendimento, discriminatório, porque a instituição é um todo, formado de corpo docente, do magistério, dos profissionais de nível médio e de agentes administrativos. Então, por ser um corpo só, os ganhos reais, guardadas as suas proporcionalidades, precisam ser homogêneos.

O Projeto não retornou na pauta de hoje e virá na pauta de terça-feira, porque houve um acordo nesse sentido no Colégio de Líderes de que essa correção será feita, o que implica em recalcular tabelas e isso não pode ser feito de forma afoita para que esse Projeto voltasse à pauta no dia de hoje.

Estou citando esses dois pontos entre outros avanços conquistados. Essa reunião não contou só com os líderes, contou também com a liderança efetiva do conjunto dos funcionários da Faetec que participaram e/ou testemunharam tudo o que ali ocorreu.

Por isso quero deixar claro que o Colégio de Líderes é uma instância importante para aprofundamento dessas discussões.”