Luiz Paulo: Breve histórico de formação acadêmica e profissional na área de engenharia civil e gestão pública

Luiz Paulo: Breve histórico de formação acadêmica e profissional na área de engenharia civil e gestão pública

I – Formação Acadêmica:

Curso primário (1ª a 5ª série), na Escola Municipal Rio Grande do Sul, situada na Rua Adolfo Bergamini, esquina de Ana Leonídia, no Engenho de Dentro – (1953 – 1957).

Curso Ginasial (1º a 4ª serie ginasial), no Colégio Metropolitano, situado na Rua Dias da Cruz, no Meyer, em bolsa de estudo conquistada por prova seletiva (1958 -1961).

Curso Técnico de Estradas (1º a 3º ano técnico e o 4º ano de estágio, orientado, no DER-GB), na Escola Técnica Nacional – ETN, situado na Av. Maracanã, hoje CEFET (1962 -1965).

Curso Técnico de Contabilidade (1º a 3º ano técnico), Curso Noturno, na Escola Técnica de Comércio Rio Grande do Sul, no Engenho de Dentro (1962- 1964).

Em 1963 e 1964, estágio na SURSAN, na Construção da Ponte Brasil – Paraguai e na construção da Ferrovia Guaporé- Passo Fundo, no RGS.

Em outubro de 1964, como Técnico de Estradas, selecionado para trabalhar na empresa ICOMI, na exploração de manganês, na Serra de Santana e Navio, no Amapá, mas opto por ter carteira assinada por empresa privada de engenharia, ainda em 1964, e, em seguida, aceito convite para ingressar no DER-GB, como celetista.

Em janeiro de 1965, ingresso no DER-GB, como Técnico de Estradas, sendo designado para trabalhar em Santa Cruz, na equipe de fiscalização da construção da Av. Brasil – trecho – Viaduto dos Cabritos – Estrada Morro do Ar.

Curso pré-vestibular “Politécnico” para engenharia, situado no Largo de São Francisco, no prédio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1965).

Em janeiro de 1966, fui aprovado no vestibular para Física na UFRJ.

Em março de 1966, fui aprovado no vestibular para Engenharia Operacional de Estradas.

Tranco matrícula em Física e me matriculo no Curso de Engenharia Operacional de Estradas da Faculdade de Engenharia UFRJ, situado no Largo São Francisco – Centro (1996 -1998). Formação em Engenheiro Operacional de Estradas, em dezembro de 1968.

De 1970 a 1972, complemento estudos em engenharia civil, na Faculdade de Engenharia da UFRJ, formando-me Engenheiro Civil, em 1972.

Em janeiro e fevereiro de 1973, concluo, com aproveitamento, o curso de Chefia e Assessoramento, com duração de 84 horas, na Escola de Serviço Público da Guanabara – ESPEG.

De 20 de março a 19 de julho de 1973, concluo Curso de Engenharia Rodoviária com certificado de aproveitamento, com duração de 56 horas, ministrado pela CEPUERJ- UERJ.

Em 15 de março de 1975, ocorre a fusão da Cidade e Estado da Guanabara com o antigo Estado do Rio de Janeiro, que tinha como Capital Niterói, sendo criado o novo Estado do Rio de Janeiro, com 64 municípios, e a ex-Guanabara passa a ser Município do Rio de Janeiro, Capital do Estado.

Escolho a opção de não ser funcionário do município da Capital para pertencer ao novo Estado, visto a formação rodoviária se coadunar mais com o novo Estado.

Em 1977, participo do Estágio Intensivo de Projeto de Estradas e Estruturas por Computador, com carga horária de 40 horas, com frequência integral e aproveitamento, no Instituto Militar de Engenharia- IME.

No período de 15 de agosto a 15 de dezembro de 1977, obtenho Certificado de aproveitamento no Curso de Fotogrametria e suas Aplicações na Engenharia Civil, com duração de 100 horas, na CEPUERJ- UERJ.

Em 1984, selecionado pelo governo brasileiro, participo, com sucesso, de Curso de Construção de Autopistas, no Japão, organizado e patrocinado por Japan International Cooperation Agency – JICA, no período de 1º de outubro a 16 de novembro de 1984, em tempo integral.

Em 1987, dou início a créditos do Mestrado em Transportes na COPPE da UFRJ, tendo defendido a tese sobre “Concessão de Obras Públicas – Estudo de caso- Linha Vermelha”, em 1990.

Nos períodos de 1968/1986 e 1993/1994, exerci diversas atividades como profissional autônomo na área de engenharia, tais como: confecção de levantamentos topográficos plani-altimétricos e cadastrais de inúmeras áreas, consultoria na área de levantamentos aerofotogramétricos, de sondagem de solo, de consultoria de projetos de Estradas, consultoria em concessões rodoviárias, em finais de semanas, feriados e férias e em período noturno, tendo, no período, contribuído para o INSS por mais de duas décadas sempre com total compatibilidade com o horário funcional.

II – Experiência Pedagógica:

Professor adjunto de Topografia da Faculdade de Arquitetura da Sociedade Universitária Silva e Souza, situado à Rua Uranos 721/741, no período de 12 de outubro de 1973 a 27 de fevereiro de 1988, durante 14 anos, 04 meses e 15 dias, com carteira assinada, ministrando aulas às quartas-feiras, a partir de 18:30 h, e, aos sábados, de 8:00 h às 12:00 h, com total compatibilidade de horário com o serviço público.

III – Atuação profissional e gestão pública:

  • No DER-GB e no DER-RJ:

 

Técnico de Estradas – 1965 a 1968

Engenheiro Operacional – 1969 a 1972

Engenheiro Civil – 1973 a 1986

 

Cargos de Chefia exercidos:

Chefe da Seção de Cálculo Topográfico – 1966 a 1969

Chefe do Serviço de Topografia – 1969 a 1974

Diretor da Divisão de Projetos – 1975 a 1976

Assistente do Diretor de Planejamento –1977 a 1978

Assessor do Diretor de Operações – 1979 a 1981

Diretor Geral de Obras Metropolitana – 1982 a 1983

Assessor do Diretor de Planejamento – 1983 a 1984

Vice-Diretor Geral – 1985 a 1986

 

  • Na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro:

Engenheiro Civil – 1997 a 1982 e 2001 a 2002

 

Cargos exercidos:

Diretor Geral de Obras da Secretaria Municipal de Obras – 1987/1988

Secretário de Obras e Serviços Públicos – 1989/1992 e com acúmulo da função de Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente – março de 1990/março de 1992

Secretário de Transportes, de janeiro de 2001 a março de 2002  

 

  • No Governo do Estado do Rio de Janeiro:

 

Cargos Exercidos:

Vice-Governador – 1995 a 1998

Secretário de Estado de Obras – 1995

Secretário Chefe da Casa Civil – 1996 – 1997

Coordenador de Infraestrutura – 1998

 

IV – Conclusão:

Verifica-se, pois, que, após 2003, não mais exercitei atividade na área de engenharia, onde atuei por 38 anos (3 anos como Técnico de Estradas e 35 anos como engenheiro), em função de ter sido eleito deputado estadual.

Em 1º de fevereiro de 2003, tomei posse, pela 1ª vez, como deputado estadual, cargo em que permaneço até a presente data, tendo sido reeleito pela 5ª vez, com posse em 1º de fevereiro de 2019, acumulando mais de 17 anos de mandato, com forte atuação no plenário e nas Comissões de Constituição e Justiça, Orçamento e Tributação, entre outras, somando mais de 55 anos de lutas profissionais e políticas, visto estar prestes a completar 75 anos.

Em 2010, no meu 2º mandato, conclui o MBA em “Formação Política e Processo Legislativo”, com aproveitamento, ministrado pelo Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios – IBGEN – e pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro – ELERJ, tendo apresentado “Monografia sobre a interpretação jurídica e o fracasso das leis orçamentárias como instrumento de planejamento, função do dispositivo permissivo de remanejamento de dotações durante a execução orçamentária”.

Verifica-se, pois, que minha atuação na ALERJ se coaduna como minha formação política socialdemocrata, com minha formação cartesiana técnico – científica, com minha experiência em gestão pública, e, ainda, com desejo incessante de retribuir tudo que recebi da sociedade através da educação. Para tanto, procuro desempenhar trabalho continuado sério e competente, que alcance resultados no curto e médio prazo, com ética, honestidade, respeitando a coisa pública e buscando modos eficientes e eficazes de gestão e, também, de se produzirem políticas públicas de qualidade que diminuam as diferenças sociais, com prioridade em educação, ciência e tecnologia e cultura e garantam direitos das minorias, sustentem luta contra qualquer preconceito, preservem o estado laico, defendam o consumidor e, sempre, em defesa do Estado Democrático de Direito.

 

 

 

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