Governo do Rio adota poucas medidas para reduzir despesas

Governo do Rio adota poucas medidas para reduzir despesas 1

Em matéria publicada neste domingo, 18 de setembro, no jornal O Globo, com o titulo “Estados começam a demitir”, o presidente da Comissão de Tributação, Controle da Arrecadação Estadual de Fiscalização, deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, afirmou que o Estado pouco fez para reduzir as despesas com pessoal. “Das 25 secretarias que tinha, extinguiu apenas cinco. A economia foi muito reduzida. Não faz sentido manter tantos cargos comissionados num cenário desses, de crise financeira. E pode ser que o Estado nem tenha recursos para quitar a folha até o fim do ano”, afirmou o deputado.

Para ele é necessário uma contenção de despesa forte. “Está na hora de reduzir despesas não só no Poder Executivo, como no Judiciário, Legislativo, Tribunal de Contas e no Ministério Público. Enxugar o número de secretarias, cortar cargos extra-quadro e fazer uma contenção forte das despesas. Ainda dá para fazer estas fusões entre as secretarias e cortar 20 por cento dos cargos comissionados extra-quadros. Não se pode demitir funcionário estatutário antes de fazermos um corte nos cargos comissionados extra-quadro”, disse o parlamentar.

“Existem decisões que o Governo tem que tomar para que a Receita e Despesa se aproximem o máximo possível. Sob o ponto de vista orçamentário, a despesa está ultrapassando a Receita em 20 bilhões de reais”, lembrou o parlamentar.

Deixe um comentário