Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional 1

O deputado estadual Luiz Paulo (PSDB), em seu discurso inicial da quinta-feira, 13/10, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), afirmou que a fisioterapia e a terapia ocupacional são duas profissões extremamente importantes e relevantes para a saúde das pessoas. Segundo o parlamentar elas são modalidades que podem prevenir problemas de saúde e dar melhor qualidade de vida às pessoas, caso elas consigam acesso a esses profissionais. Questionou ainda o SUS e lembrou de um deputado que sempre lutou pela reabilitação física.

Acho que o SUS, os convênios e a rede pública do Estado têm uma carência muito grande desses profissionais.

 

Houve até um Parlamentar desta Casa, que já faleceu, o Deputado Albano Reis, que tratava o seu mandato associado à reabilitação física, tal a carência que existia, e ainda existe, nas redes públicas.

Estou fazendo menção a esse tema porque espero, contra a minha vontade, que o Governador, junto com o Secretário Sérgio Cortes, que estão a instalar as Fundações Públicas de Direito Privado e, posteriormente, as organizações sociais. Espero que esses tipos de profissionais estejam contemplados nesse planejamento, porque concurso público no Estado não temos nem horizonte, porque a política não é fazer com que a Fundação Pública de Direito Privado e as OSs suplementem a força de trabalho da Secretaria de Saúde, mas que sejam a própria força de trabalho. Por isso também estamos finalizando a nossa ação direta de inconstitucionalidade quanto à Lei das Organizações Sociais.

Gostaria de deixar os nossos votos de fortalecimento dessas duas atividades profissionais, a de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e dizer que neste Parlamento estaremos sempre muito atentos às Mensagens que aqui venham, em relação à área da Saúde para que essas atividades possam ser devidamente contempladas.”