Deputado Luiz Paulo destaca Lei que Restringe Uso de Reconhecimento Fotográfico como Única Prova de Crime no RJ

Deputado Luiz Paulo destaca Lei que Restringe Uso de Reconhecimento Fotográfico como Única Prova de Crime no RJ

No expediente inicial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) em 19 de outubro de 2023, o Deputado Estadual Luiz Paulo expressou sua satisfação com a sanção da lei que amplia os procedimentos de reconhecimento facial para investigados, publicada no Diário Oficial no mesmo dia pelo Governador. A lei, que busca mitigar injustiças e preconceitos raciais frequentemente associados ao reconhecimento fotográfico, é de autoria do Deputado Carlos Minc, tendo Luiz Paulo como coautor.

Luiz Paulo pontuou que o reconhecimento fotográfico muitas vezes atinge desproporcionalmente indivíduos pobres e negros, um cenário que a nova lei busca alterar, alinhando-se inclusive a recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que as investigações sejam conduzidas de forma mais ampla. O deputado destacou a importância da nova legislação não apenas para o parlamento, mas para toda a sociedade fluminense.

A lei do reconhecimento facial agora sancionada propõe mecanismos mais amplos para a investigação, incluindo a oitiva de testemunhas e a verificação de alibis, proporcionando assim maior justiça e precisão nos processos de reconhecimento e identificação de suspeitos. O Deputado Luiz Paulo reiterou sua satisfação ao ver tal projeto tornar-se lei, mencionando que isto é um passo substancial na luta contra as injustiças e o preconceito racial no sistema judiciário do estado do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário