A heróica resistência da Ucrânia, por Luiz Paulo

A heróica resistência da Ucrânia, por Luiz Paulo

Falei no expediente inicial sobre a tristeza que estamos vivendo com a invasão da Ucrânia, a guerra e o terror que simbolizam a invasão do exército russo para a população da Ucrânia.

População em risco de morrer congelada

Fico assustado com a retórica na internet. Podem explicar o que quiserem e o que bem entenderem, mas guerra não tem justificativa. Morte de população civil não tem justificativa. Agora mesmo, li notícia na internet anunciando que foi dinamitado o centro de distribuição de gás responsável pelo controle térmico da temperatura na Ucrânia, e lá é inverno, está nevando. A temperatura está muitos graus abaixo de zero. Baixíssima, portanto. Sem aquecimento, a população civil vai morrer congelada. Isso é a guerra. Então, não há como justificar. A tentativa nossa tem que ser para acabar a guerra, a mediação para resolver o conflito.

Não podemos sequer imaginar a hipótese de conflito nuclear

Não é possível estarmos vivendo sob a hipótese de um conflito nuclear. Sabemos o que representaria um conflito nuclear: Talvez o fim da vida no planeta, que tem 8 bilhões oito bilhões de habitantes, 8 bilhões de seres humanos. Não é possível convivermos com isso, não é possível aceitarmos isso como algo normal, que a geopolítica explica. Nada justifica a guerra.

Então, quero, mais uma vez, chamar a atenção de todos, porque a posição do Brasil tem que ser contra a invasão russa à Ucrânia. Tem que haver todo empenho possível para encontrar uma saída para a paralisação de todos os combates, respeitando a independência e autonomia da Ucrânia. Essa é a questão central.

A simbologia da bandeira da Ucrânia

Estava observando a bandeira da Ucrânia: primeiramente, vem o amarelo, representando os trigais, porque a Ucrânia é um dos celeiros do mundo. Depois vem o azul, do céu, com os campos. A própria bandeira mostra a importância da Ucrânia também na distribuição de grãos pelo mundo, como é o nosso país também. Então, com uma guerra lá, com o corte de fertilizante, pode faltar alimento no mundo. É um negócio horroroso que torna todas as outras questões absolutamente menores em comparação com tema com essa relevância.

Ser contra invasões a regimes democráticos

Quero chamar a atenção mais uma vez, porque precisamos nos posicionar firmemente pelo fim da guerra, pelo respeito da autodeterminação dos povos, por respeito à população da Ucrânia e sermos contra qualquer invasão, de qualquer país em qualquer outro país que viva num regime democrático e tenha eleito seu mandatário maior.

A Ucrânia está resistindo heroicamente!

Deixe um comentário