CapaNotícias

Transolímpica e Colônia Juliano Moreira:novo debate

Aconteceu na tarde desta sexta-feira, no Clube de Engenharia, o debate sobre a “Transolímpica e o planejamento urbano – um estudo de caso da Colônia Juliano Moreira. A representante do grupo Ecolônia, e também dos Moradores da Colônia Juliano Moreira, Aline de Oliveira, apresentou um vídeo, em que claramente se vê a falta de planejamento e organização da Prefeitura, além do descaso com quem já vive no local há mais de três décadas.
Em sua preleção, o deputado Luiz Paulo lembrou que recorreu a todos os envolvidos, incluindo o Prefeito da cidade do Rio, sobre o primeiro traçado, inviável para os moradores, mas aprovado pelo INEA, com o EIA/Rima definido e o novo traçado, que não passou por essa avaliação. Ambos os traçados desalojarão dezenas de famílias. A solução apresentada pelo parlamentar utilizaria a própria via existente dentro da Colônia, mas foi rejeitada. O que foi pretendido neste debate e que Luiz Paulo sempre busca, não é um efeito político eleitoral, mas preservacionista, pois o local tem diversos pontos tombados pelo Patrimônio Histórico, faz parte do Parque da Pedra Branca, além de todos os moradores e os pacientes psiquiátricos da Colônia.
Estiveram presentes ainda Marcio Sales, cientista político e assessor do vereador Jefferson Moura, Eduardo Fagundes, gerente de Obras da Prefeitura, Thiago Cunha, da Defensoria Pública e Gilson Antunes, da Fundação Oswaldo Cruz.