Notícias

Luiz Paulo comenta retirada em massa do Bolsa Família

Ao comentar o mais recente escândalo envolvendo o Bolsa Família, em que um boate fez as agencias da Caixa Econômica Federal lotarem de pessoas para sacarem o dinheiro do beneficio, o deputado Luiz Paulo criticou o governo que acusou a oposição de incitarem boataria para tirar a credibilidade do Bolsa Família.

“Eu achei estranho, porque o Bolsa Família já está praticamente há quase oito anos sendo pago neste Brasil. Com o nome e uma forma um pouco diferente, se iniciou lá no Governo Fernando Henrique Cardoso – aí já passa de uma década. Já passou por diversos períodos eleitorais e nenhum boato nesse sentido ocorreu. Mas o Governo de pronto começou a acusar a oposição.

Agora, para surpresa de muitos, fica constatado que um dos motivos centrais se deu na própria operação da Caixa Econômica Federal, que antecipou pagamentos de forma anárquica. Com isso, produziu uma insegurança, porque muitos acharam que aquilo era uma benesse: antecipou o pagamento do mês seguinte, quando estava para pagar só o mês anterior. Evidentemente, uma questão dessas gera uma boataria. Então, fica claro como o açodamento, a acusação precoce, sem provas, leva a uma ação de grande dificuldade.”

Ele salienta que agora, o Governo terá que encontrar um bode expiatório para que a Caixa não seja punida, pois omitiu a verdade até mesmo da Presidência da República.

“Isso é caótico. Uma manchete de jornal diz que esta foi uma decisão operacional dos escalões inferiores sem o conhecimento dos escalões superiores. Eu pergunto: um volume de dinheiro desses, que está rendendo juros para a instituição, tem o pagamento antecipado sem a direção superior saber? Não são quaisquer mil reais, são milhões de reais. Evidencia-se aí uma explicação mal dada. O responsável por tudo isso é o presidente da instituição. Para isso, ele é presidente da Caixa Econômica Federal. A Caixa Econômica Federal, o Governo Federal, deve explicações ao Congresso Nacional que têm que ser muito bem fundadas, porque as acusações foram públicas.”

Eu sou um daqueles, Sr. Presidente, que acham que todo benefício social é muito bem-vindo, principalmente quando esse benefício social é casado com uma melhoria da educação, como foi pensado inicialmente: o Bolsa Família ligado aos filhos na escola e até mesmo à performance escolar. Imaginar que famílias humildes vão cuidar da educação dos seus filhos sem ter o mínimo de recursos é fazer uma fantasia daquilo que não vai ocorrer. Então, o benefício social, atrelado aos filhos na escola, merece o apoio de todos nós. O que não merece apoio, é uma má gestão da Caixa e colocar a responsabilidade, de forma inorgânica, na oposição.” – frisa Luiz Paulo