BlogSlideshow

PSDB – o avanço da social democracia, por Luiz Paulo

Programa partidário ancorado pelo senador e presidente Aécio Neves reforça discussões de agenda socialdemocrata

O programa partidário do PSDB, ancorado por nosso presidente nacional, senador Aécio Neves, levanta as questões fundamentais que um partido com projeto para o país deve priorizar.

Essas questões são o centro da discussão da social democracia no mundo. Em nosso Congresso Estadual, em abril deste ano, aprovamos um documento que surgiu de um grupo de estudos organizado pela juventude e tocado pelo ITV-RJ. Segue aqui um trecho:

“A atualização de uma agenda socialdemocrata para o país passa primeiro por estarmos a par do andamento da discussão em outros lugares do mundo, como também atentos a orientações e críticas, muitas vezes pertinentes, daqueles que defendem valores distintos dos nossos. Um conjunto de diretrizes, desse modo, pode ser gradativamente visualizado, e se mostra capaz de sustentar um discurso ideológico modernizante. O segundo passo é o entendimento sobre como essas diretrizes podem atuar na realidade brasileira. Muitas vezes o que era prioridade tornou-se acessório, e o que era um detalhe se torna fundamental.”

Essa visão moderna, ampla, com foco nas pessoas transborda do programa partidário. O que muito nos honra, no Rio de Janeiro, onde tivemos uma rica discussão, teórica e prática, que enriqueceu a discussão política e honrou a social democracia. Para consolidar esse entendimento, segue mais um trecho desse documento:

“O que pretendemos demonstrar é que podemos construir um tripé socialdemocrata contemporâneo, estratégico e abrangente, podendo dar origem, na prática, a um sem-número de políticas públicas com direcionamento claro. A competitividade, a inclusão pública e as liberdades individuais são as hastes principais, desde que sempre funcionem como causas da ética e da sustentabilidade.”

Esse é o partido que queremos: estimulando o empreendedorismo; protegendo as pessoas da inflação e de sua insegurança; dando educação para os jovens e estimulando sua criatividade e esforço de construção de sua própria vida; desestimulando o paternalismo e aguçando o desejo de crescimento pessoal e coletivo; ouvindo sempre a população, dando voz à cidadania, segurança aos investimentos e confiança de que o Brasil realmente pode ter rumo. Um Estado propositivo e não interventor, eficiente e não gigante.

Parabéns, senador Aécio Neves e presidente do PSDB nacional. Você expressou o pensamento social democrata com clareza, simplicidade, falou por todos nós e para todos os brasileiros. Porque sabe ouvir os brasileiros.

Deputado estadual Luiz Paulo, presidente do PSDB-RJ