CapaNotícias

Luiz Paulo participa de Audiencia sobre desabamento no Centro

O deputado Luiz Paulo participou da Audiência Publica conjunta das Comissões de Obras Públicas e Defesa Civil, para apurar as causas do desabamento de três prédios na Av. Treze de Maio, em janeiro deste ano.

Foram ouvidos os diversos envolvidos, dentre eles o comandante do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, Coronel Roberto Sobral Jr., o presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian, o presidente do CREA-RJ, Agostinho Guerreiro, o presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Pedro Buzatto Costa.

O presidente da ABNT, respondeu às perguntas, afirmando que o prédio não foi construído dentro das normas técnicas padrão, pois o prédio é anterior. Já o presidente do CREA-RJ, ratificado por Luiz Paulo, afirmou que a fiscalização preventiva não é competência do CREA, o que a lei permite é apenas a fiscalização do profissional. E que no caso especifico não pôde ser constatado se havia responsável técnico em todas as obras que estavam ocorrendo no edifício Liberdade.

O deputado comentou sobre o projeto de Lei 1198/2012, de sua autoria, que prevê a autovistoria nos prédios. A intenção é que haja um documento que balize as questões que se fazem necessárias para que novas tragédias não ocorram.