CapaNotícias

Deputado Luiz Paulo recebe apoio de criadores amadores de passeriformes

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (1), o deputado estadual Luiz Paulo (45678) recebeu o apoio de um grupo de criadores amadores de passeriformes. O parlamentar é o autor do projeto de lei que dispõe sobre os procedimentos de manejo da fauna silvestre nativa. O texto normatiza todas as etapas relativas às atividades, como a criação, reprodução, comercialização e participação em torneios de canto.

site

Atualmente, há uma instrução normativa nacional que define sobre a criação amadora de passarinhos. O projeto do deputado Luiz Paulo busca trazer a realidade do Estado às normas do Ibama e define que passou a competência do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) a fiscalização das etapas neste 1º de agosto. O Rio de Janeiro foi o primeiro Estado a convidar a classe passarinheira ao Poder Legislativo para debater a lei nacional e adaptá-la à realidade local, em duas reuniões promovidas pelo deputado Luiz Paulo com cerca de 40 criadores amadores.

O criador amador Sebastião Nunes Filho, que tem 42 anos de passarinheiro e é presidente do Clube de Bangu, diz que o projeto vai ajudar muito a classe. “Nós nunca conseguimos isso. Primeiro de tudo é que vai regulamentar a criação amadora, mas também agora seremos mais respeitados pelos órgãos públicos. No passado, por exemplo, nós compramos muitas anilhas do IBAMA e não recebemos, e agora com o projeto já temos recebido em casa num prazo de oito a dez dias”, exclama Tiãozinho, como é mais conhecido o presidente do Clube de Bangu.

Tiãozinho também destaca que a regulamentação da criação amadora também respalda a atividade da classe e o entrosamento com o deputado estadual Luiz Paulo e o deputado federal Otávio Leite, que batalhou pelos passarinheiros em Brasília junto ao IBAMA. “A legalidade é algo muito importante para os passarinheiros, pois nós queremos as coisas legais. Coincidentemente, conseguimos os deputados Luiz Paulo e Otávio Leite que falam a mesma língua que a nossa”, conclui.

IMG_6470