CapaNotícias

Deputado atuante: Luiz Paulo integra sete comissões na Alerj

Na legislatura 2011–2014, o deputado estadual Luiz Paulo (PSDB) já integrou sete comissões de trabalho na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Além de ser subcorregedor da Casa, o parlamentar é membro de cinco comissões permanentes e atuou em três especiais. “As comissões são fundamentais para o funcionamento da Casa, pois as permanentes analisam a qualidade e o impacto dos projetos de lei. Já as especiais podem apurar e investigar determinados fatos de interesse público”, explica.

Yago Barbosa/Alerj
Deputado Luiz Paulo preside Audiência Pública da Comissão de Tributação

Entre as comissões especiais, o deputado Luiz Paulo foi vice-presidente da CPI das Construtoras na área imobiliária, da Comissão Especial das Barcas e presidente da CPI que examinou as causas da tragédia em sete municípios da Região Serrana, em janeiro de 2011. A ação visou detectar as responsabilidades institucionais e todas as causas possíveis para ter acontecido o desastre, com 911 mortos e milhares de desabrigados em sete municípios da região. “A CPI foi bastante profunda e eu emprestei os meus conhecimentos de engenharia e a experiência de já ter sido secretário de Obras do Estado e do município do Rio para ajudar neste diagnóstico e nas propostas de prevenção para que isso não aconteça com tal intensidade no futuro”, analisa o parlamentar.

Das comissões permanentes, o deputado é presidente da Comissão de Tributação, membro das Comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento, além de ser suplente da Comissão de Segurança Pública. “A Comissão de Tributação luta contra o excesso de carga tributária, que penaliza, principalmente, os mais pobres. Há um blefe em se dizer que os mais ricos pagam mais impostos, o que não é verdade. Os mais ricos são mais tributados no Imposto de Renda, que tem uma tabela progressiva, ou seja, quem ganha mais, paga mais. Em relação a todos os produtos comercializados, o ICMS penaliza sempre quem ganha menos”, afirma Luiz Paulo.

Luiz Paulo participa de reunião da Comissão de Segurança sobre as manifestações nas ruas
Luiz Paulo participa de reunião da Comissão de Segurança sobre as manifestações nas ruas