CapaNotícias

Luiz Paulo critica posição pró privatização do governo do PT

O deputado Luiz Paulo comentou na noite desta terça feira sobre a entrevista do Ministro Mantega, que afirma que o país avançará na área econômica pois vai privatizar diversos setores. Questionou o motivo dessa comemoração se a posição do Partido dos Trabalhadores sempre foi contrária às privatizações.

“Aí, eu perguntava a mim mesmo, me beliscando: “Ué, mas o PT não é contra as privatizações? Como é que agora é o projeto que salva economicamente o Brasil?”

(…) O Partido dos Trabalhadores sempre chamou concessão de privatização. Tanto ele não sabe diferenciar, que o próprio Ministro está dizendo que vai privatizar os aeroportos, as rodovias etc. E agora a justificativa é a semântica, Deputado? Não justifica. É realmente alarmante. Durante anos pregaram que privatizar ou fazer concessão era atividade dos governos diabólicos, dos governos neoliberais, dos governos que tinham compromisso com o privado e não com o público. E um dos grandes ideólogos do PT, o Ministro Mantega, o braço direito da outra ideóloga, a Presidente Dilma, diz que a salvação daqui para frente para o Brasil são as privatizações. É realmente inacreditável!

É um documento histórico, que eu vou guardar com muito cuidado. Apesar de agora estar tudo informatizado no jornal O Globo, vou guardar a edição de domingo, porque, ou o PT mudou, ou o Ministro Mantega não estava autorizado, nem pela Presidente, nem pela direção do PT, a afirmar que essas privatizações iriam acontecer.

Mas, na prática, nem competência para isso tem, porque botaram em licitação a privatização daquela BR que sai do Espírito Santo para Minas Gerais. Sabem quantas empresas entraram? Nenhuma. A licitação da privatização ficou vazia. Aí já querem alterar o modelo da privatização licitando, fazendo o leilão de uma a cada dia, jamais juntas.

Parece-me algo insustentável. Como em tão pouco tempo deixaram a crítica para tomar o caminho das privatizações de forma tão incompetente! No Maranhão, daqueles poços em exploração já existentes 50% estão cedidos para outra empresa petrolífera. Imaginem o que seria isso em qualquer outro governo.

Repito: tudo isso que estou dizendo é uma matéria de profundidade do jornal O Globo de domingo, e não só o jornal O Globo. Diversos jornais do País repercutiram essa entrevista do Ministro Mantega, aquele que faz malabarismo, contorcionismo para tentar mostrar que o PIB vai crescer. E o PIB continua em tamanho desprezível, sob o ponto de vista do crescimento.”