Deputado Luiz Paulo participa da abertura da 3ª edição dos Diálogos Metropolitanos

O deputado Luiz Paulo esteve presente nesta manhã, na terceira edição dos Diálogos Metropolitanos, dando sequência à serie de debates que visam definir uma governança ideal para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o governo do estado e a Assembleia Legislativa.

O evento, contou com a presença de diversos parlamentares e especialistas, dentre eles o presidente da Assembléia que elogiou a atuação de Luiz Paulo cujos debates são sempre transparentes e de extrema lisura. O foco desse encontro é a fragilidade institucional e as possibilidades de construção de uma proposta que permita programar um novo modelo de planejamento e execução das funções de interesse de todos os municípios integrantes, sem que haja concentração de poder decisório e tem como título “Um Modelo Institucional para a Região Metropolitana”.

Luiz Paulo, em seu pronunciamento, afirmou esperar que deste encontro saia definitivamente uma solução, pois “não é possível que não se tenha um modelo institucional para o nosso estado” e se disse esperançoso, pois o secretário de estado de planejamento e gestão Sergio Rui Barbosa estava presente, e tem certeza de que será feita uma forte proposta que ordenará os investimentos e o uso do solo.

Lembrou ainda que a questão tem passado em branco por quase todos os candidatos a prefeito nas cidades que fazem parte da região metropolitana, pois saiu da preocupação institucional, e que se já houvesse este Plano Estratégico para a Região Metropolitana, poderia se conectar com as leis orçamentárias do estado para a execução dos diversos programas já existentes.

O Brasil tem 41 regiões metropolitanas legalmente instituídas, com 84 milhões de habitantes, que representam 46% da população brasileira. O Rio de Janeiro é o único estado onde a Região Metropolitana é institucionalizada mas não tem um órgão gestor.