Luiz Paulo oficiará Comissões para realização de audiência sobre projetos para consórcio de coleta, transporte e destino do lixo

O deputado Luiz Paulo, em Plenário, pediu às Comissões de Saneamento e Meio Ambiente para que façam uma audiência pública, de preferência na presença do secretario do ambiente Carlos Minc, para discutir os projetos de Lei que estão chegando à Casa para participar dos consórcios municipais para coleta, transporte e destinação final do lixo dos municípios e a questão dos lixões que estão sendo fechados e deixando os trabalhadores à míngua.

Luiz Paulo lembra que falar de sustentabilidade não é apenas tratar da questão ambiental, mas haver uma integração entre ambiental, social e econômico.

Ele questiona se a preocupação do governo não seria meramente negocial/empresarial e que a coleta de lixo, em muitas cidades é um negócio difícil, quase mafioso e que tem que se avaliar como o estado entrará nesses consórcios.

Luiz Paulo é favorável ao estado participar dos consórcios desde que seja apenas para a destinação final, pois coleta e transportes são passíveis de superfaturamento. Nos projetos enviados à Alerj, Luiz Paulo não vê aprofundamento e acha a audiência fundamental para entender todo o processo.