Por iniciativa de Luiz Paulo Petrópolis é Capital da Moda

A cidade de Petrópolis, na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, agora é a capital da moda. O município abriga um dos maiores pólos de confecções do Brasil. O desenvolvimento e aprimoramento das fábricas de pequeno e médio porte, surgiu nos anos 50, fez com que a indústria de confecção se firmasse por lá. O deputado Luiz Paulo, tendo conhecimento desse potencial têxtil, criou o projeto de Lei 944/2011, que sancionado pelo Governador, agora é a Lei 6294/2012, que denomina Petrópolis, Capital da Moda.

Petrópolis atualmente conta com mais de 600 confecções que geram aproximadamente 20.000 empregos decorrentes de todo o processo produtivo, que inclui a rede de distribuidores e de pontos de vendas. A demanda diversificada impulsionou as empresas do pólo a aprimorar sua vocação econômica. Como reflexo da evolução da cadeia produtiva, apresentam hoje um faturamento mensal acima de R$ 30 milhões, com mais de 100 milhões de peças vendidas em todo país, com geração de 40 mil empregos diretos e indiretos; Aproximadamente mil lojas; Venda mensal de 6 milhões de peças; com US$ 1 milhão em exportação. O segmento representa 14% do PIB de Petrópolis.

Vitrine de estilo e negócios, a Rua Teresa é a principal referência em moda de Petrópolis. São aproximadamente 2 km de lojas lado a lado, onde as confecções apresentam em mais de 900 pontos de vendas as coleções elaboradas para as diferentes estações, seguindo tendências nacionais e internacionais.

O potencial do pólo está evidente também em shoppings e lojas desde o Centro Histórico até os distritos. No Bingen, bairro localizado na entrada da cidade, encontra-se também um centro comercial com aproximadamente 200 lojas, conhecido como Pólo de Moda do Bingen.

A Feirinha de Itaipava é considerada como pólo de moda de Itaipava, com reconhecimento em todo o território nacional. São 390 stands que reúnem o melhor do vestuário feminino e masculino de todas as idades, desde a moda íntima a vasta gama de acessórios, que incluem calçados, bolsas e jóias.

Em entrevista à Radio Tropical, Luiz Paulo se mostrou contente com a sanção, uma vez que é quase uma efeméride o governador sancionar algum projeto seu e esclarece que a denominação trará beneficios à cidade:
“Estamos fazendo justiça à Petropolis. Possivelmente vai aumentar as vendas e fazer com que os produtos tenham mais qualidade. Petrópolis agora lançará moda. Vai unir três pontos principais da cidade: Gastronomia, Turismo (Petrópolis é capital Imperial) e agora moda.”