Luiz Paulo discute projeto para Rua Teresa em Petrópolis

O deputado Luiz Paulo, em seu discurso na Alerj, comentou sobre projeto que promete revitalizar a Rua Teresa, em Petrópolis, mas o que se viu apenas foi a má administração e a não contemplação de demandas prioritárias como e estacionamento.

“O jornal Tribuna de Petrópolis, publica no dia 09 de dezembro, sexta-feira passada, uma matéria com o seguinte título: “Obras na Rua Teresa podem ficar no papel”. A Rua Teresa, sabe bem V.Exa., é a rua de Petrópolis, 1º Distrito, com o comércio mais forte. Seguramente V.Exa. já lá esteve, comprando, a preço módico, um presente de Natal para sua digna esposa.

Lá o estacionamento é muito difícil e o Governo do Estado preparou um projeto de reurbanização da Rua Teresa. Mas discutiu pouco com os comerciantes e, claro, eles querem sempre conciliar o maior número de vagas possível para seus clientes comprarem em suas lojas. Área comercial, carga e descarga, estacionamento são sempre o ponto nevrálgico em qualquer cidade deste Estado. Como disse, a Secretaria de Obras preparou um projeto, com o qual os comerciantes discordaram. E qual a obrigação do Estado e da Prefeitura? Aprofundar as discussões até o limite do possível.

Vejam a solução que foi dada. Até me admiro, pois está aqui citado o arquiteto Vicente Loureiro, um homem habituado ao diálogo que, segundo a matéria da Tribuna de Petrópolis, teria dito: “O projeto é esse. Se não quiserem, vamos gastar esse dinheiro em outro município”. Isso é de uma violência muito grande! E a própria prefeitura agora entra em cena e afirma: “Vamos implantar esse projeto, gostem ou não gostem.” Tipo manu militari . É essa a transparência? É essa a democracia? É essa a negociação? Ou essas são soluções de força? É difícil, é árduo o debate comunitário, mas é necessário e democrático. Então o que desejamos é que as melhorias venham à Rua Teresa, mas venham da forma mais harmônica possível junto com aqueles que pagam os seus impostos; recolhem o ICMS e ofertam seus produtos a todos nós que frequentamos aquela rua, em Petrópolis.”

Veja o vídeo do discurso do deputado Luiz Paulo na Alerj