CapaNotícias

Valeu a Luta! Publicado Edital para o concurso publico do Theatro Municipal

O deputado Luiz Paulo parabeniza a todos os envolvidos na luta pelo concurso público para o corpo artístico do Theatro Municipal.

Serão mais de 70 vagas para coro, orquestra e balé. Sua luta pela melhoria do Theatro e de seu corpo funcional  é antiga (relembre aqui) e há muito tempo salienta a importância de aumentar o corpo artístico do Theatro Municipal.

Desde fevereiro, quando o Governador autorizou o concurso, a luta travada era para que a Presidente da Fundação Theatro Municipal resolvesse a questão burocrática de definir a organizadora e publicar o edital. Somente cinco meses depois de autorizado o concurso sai o edital. A previsão é que em janeiro de 2014 o concurso esteja concluído.

Na tarde desta terça-feira o deputado fez um brilhante discurso sobre a divulgação do edital.

“Meses atrás, enviei um e-mail ao Governador do Estado e este, em resposta, orientou os Secretários de Estado das áreas pertinentes – Casa Civil, Planejamento, Cultura – e a Presidente da Fundação Theatro Municipal que abrissem o concurso público. Mas eis que o tempo foi passando e o concurso público não saiu.
Tive a oportunidade de oficiar ao Deputado Robson Leite, Presidente da Comissão Permanente de Cultura, para que ele fizesse uma audiência pública sobre o presente tema. Essa audiência pública foi realizada e mais uma vez debatemos essa questão em profundidade. Finalmente, ao término do mês passado e início deste mês, oficiei ao presidente da Casa, Deputado Paulo Melo, no sentido de que o tempo passava, o ano ia terminar e a determinação do Governador, no sentido de fazer o concurso público para o Corpo Artístico do Theatro Municipal, não acontecia. De outro lado, os funcionários daquele Theatro continuaram a sua luta. Finalmente, no Diário Oficial de ontem, foi publicado o chamamento para o concurso público, quer seja para o Corpo de Baile, quer seja para o Coral, quer seja para a Orquestra. Não o número de vagas que imaginávamos correta para o pleno funcionamento daquela instituição tão importante para a vida cultural do nosso Estado, mas, de qualquer forma, serão mais de 70 vagas para os três corpos artísticos.

Com isso, entre o final de dezembro deste ano e o início de janeiro do ano que vem, se tudo der certo, pelos cronogramas explicitados no Diário Oficial, os concursos estarão encerrados e aqueles que se habilitarem convocados a fazer parte dessa gloriosa e histórica instituição, que é o Theatro Municipal.

Estou trazendo esse tema porque é um tema relevante. Há mais de uma década que o Theatro Municipal não tinha um concurso público para seu corpo artístico. Os salários iniciais não são nenhuma maravilha, porque estão na ordem de 2.800 reais. Mas é sempre um privilégio para um músico, para uma dançarina de balé, um tenor, um barítono, um soprano, conseguir ter assento naquela galeria performática tão importante, que deslumbra a todos, como é o Corpo Artístico do Theatro Municipal.

Por isso estou louvando o coroamento dessa luta de todos, também coordenada, no âmbito do Theatro Municipal, pela Jesuína Passaroto, que toca lá, com maestria, a sua viola.

Por esse motivo,  queria fazer esse registro que julgo importantíssimo, porque quando tem um concurso público, devemos dar alvíssaras, pois é sinal que a alma da Fundação do Theatro Municipal, enquanto funcionários públicos, continua viva.”