Notícias

“Mudando o Norte Fluminense”

Os deputados estaduais membros da Comissão Especial que fiscaliza as obras do Porto do Açu estiveram na última sexta-feira (18/11) conhecendo as instalações. O empreendimento do Grupo EBX, pertencente ao empresário Eike Batista, se localiza em São João da Barra, município do norte-fluminense.

A comissão só conhecia o porto por fotos ou vídeos. Esta foi a primeira vez dos parlamentares nas obras do Superporto do Açu. As instalações ocupam uma área de 90 KM ² e, uma obra desse tamanho vem acompanhada de impactos ambientais. Esse é o principal fator que levou os deputados a criarem a comissão e visitarem o local.

Luiz Paulo, que é formado em engenharia civil, destacou a importância do empreendimento, mas ressaltou a necessidade do olhar voltado para a sustentabilidade e principalmente a preservação da cultura agrícola local.

“O empreendimento é um dos maiores da America latina. É numa área que tem que ser pensada em todas as suas possibilidades. A meta está sendo a sustentabilidade no sentido da visão econômica social e ambiental. O empreendimento vai mudar a face do Norte Fluminense e vai impactar o município de São João da Barra e também Campos, e por isso se pensa o corredor logístico.

É preciso discutir a vocação do uso do solo em um novo plano diretor que está sendo concebido, e proteger a vocação agrícola que é histórica, incrementando-se quem sabe uma agroindústria para fomentar e agregar valores a economia agrícola. A grande preocupação é com a população e principalmente a agrícola. É como se essa população estivesse na década 50 e agora recebendo uma planta industrial do século 21. O impacto é grande e assim se faz necessária atenção com essa população para que ela não seja esmagada. Vamos apresentar sugestões como quem está de fora e com a ótica do estado, a impressão é positiva”, declarou Luiz Paulo, que também é o relator da CPI.

Confira abaixo o vídeo da Inter TV sobre a visita dos parlamentares ao Superporto do Açu