CapaNotícias

Luiz Paulo considera proveitosa reunião com especialistas da Região Metropolitana em Reunião da Governança

Aconteceu na manhã desta terça-feira, mais uma reunião ordinária da Comissão de Governança, presidida pela Deputada Aspásia Camargo, em que foram ouvidos dois especialistas sobre os problemas e os seus estudos da Região Metropolitana.

O professor José Francisco Rezende, da Unigranrio, expôs seu estudo sobre os indicadores antecedentes de desenvolvimento sustentável do estado, tendo como teste piloto, dentro da RM, a Baixada Fluminense. Ele salientou que a administração pública está focando apenas a infraestrutura, não nas pessoas. O deputado Luiz Paulo, relator da Comissão, afirmou que essa percepção é importante, principalmente porque esse foco tem retorno eleitoral muito maior.

O pesquisador Juciano Rodrigues, do Observatório das Metrópoles da UFRJ, apresentou sucintamente, os dados da Hierarquia urbana e os níveis de integração na metrópole do Rio de Janeiro. Afirmou que os pesquisadores fazem acompanhamentos periódicos das RMs em todo o Brasil e que demonstra, como Rezende, que não há uma integração entre as cidades que compõe a Região Metropolitana do RJ.

Luiz Paulo disse que a reunião fora muito proveitosa pois, para ele, “ambos os professores trouxeram base de dados fundamentais nas discussões politicas travadas aqui na Casa”. Salientou que não se tem politicas publicas metropolitanas e que o governo do Estado não trabalha essa integração. Além dos prefeitos estarem presos às demandas dos seus municípios, e que nas ultimas eleições nenhum prefeitável, salvo raras exceções, tratou desta questão. “Parece que um tema desta relevância está dormindo, tem que dar a importância devida”- concluiu o deputado.