CapaNotícias

Luiz Paulo comenta manchete e critica lucro das montadoras

O deputado Luiz Paulo, em sua preleção hoje, comentou a manchete do Jornal O Globo que afirma que o valor dos carros no Brasil chega a ser 106% mais caro que França, Japão, Estados Unidos e Argentina.

Para Luiz Paulo a política que o país adota com as montadoras é vil. Ninguém, em plena campanha eleitoral, enfrenta a questão como deve. O problema dos transportes é grave e só é possível enfrentar se diminuir o número de carros nas ruas e diminuir as facilidades para comprar. As soluções paliativas como o rodízio não são boas. “Ninguém enfrenta a questão de frente porque boa parte da economia está sustentada aí” – critica Luiz Paulo.

Ele ainda vai mais além. As montadoras, quando se instalam nos estados, recebem incentivos fiscais ou mesmo isenções. E há o protecionismo para as distribuidoras/montadoras/concessionárias no caso das peças automotivas.

Enquanto a Margem de Valor Agregado para elas é de 33,08%, para os comerciantes do varejo, esse percentual chega a mais de 59%. Isso significa que um mesmo produto pode ser 1,8 vezes mais caro do que na concessionária.

Luiz Paulo não acredita que seja fidelização. “Eu chamo isso de ação desleal para que não haja concorrência.” Para ele este é o ‘país das montadoras’. “Nossa legislação tributária é desigual. Favorece o mais forte.”