Destaque NotíciasNotícias

Deputado dá palestra para estudantes de escolas publicas sobre Parlamento Juvenil

   pj_lpaulo_ThiagoLontra_20_06_16 reduzido

Centenas de estudantes das escolas públicas estaduais do Rio participaram de palestras e atividades no dia D de divulgação da décima edição do Parlamento Juvenil (PJ), que aconteceu nesta segunda-feira (20/06). O deputado Luiz Paulo (PSDB), que esteve nos colégios estaduais Infante Dom Henrique e Pedro Álvares Cabral, ambos em Copacabana, Zona Sul do Rio, afirmou que é fundamental a participação do jovem na política: “Os estudantes precisam tomar posse da sua cidadania, como diz o lema do Parlamento Juvenil. Mesmo que eles não sigam a vida pública, o projeto é importante para que os adolescentes entendam mais sobre política, votem conscientemente e acompanhem criticamente os mandatos dos deputados”, declarou Luiz Paulo. O objetivo é incentivar os jovens a participarem do PJ, que leva estudantes da rede estadual de ensino do Rio, eleitos por voto direto pelos próprios colegas, a viver a rotina de um deputado estadual durante uma semana, em novembro, na Alerj.

 pj_geral1_ThiagoLontra_20_06_16_Reduzida

A estudante Beatriz Muscardini, de 16 anos, disse que irá se inscrever no projeto. “Achei muito interessante. Quero participar do PJ para aprender e saber criticar corretamente tudo o que eu acho de errado na política”. O aluno Gabriel Mathias completou: “A população em geral não sabe como funciona o trabalho dos políticos. Iniciativas como esta são importantes para inserir os jovens na política”, declarou o adolescente de 16 anos.

A diretora adjunta do Colégio Infante Dom Henrique, Heloísa Helena Blanco Rodrigues, acredita que o PJ pode transformar a vida de jovens: “Vamos divulgar em toda a escola. Queremos que muitos alunos se inscrevam e participem do Parlamento Juvenil. A experiência, com certeza, será única para todos”.

pj_geral2_ThiagoLontra_20_06_16 reduzido

Programação

O PJ é feito em parceria com as secretarias de Estado de Educação (Seeduc) e de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje). O projeto oferece a oportunidade para estudantes da rede estadual de ensino, de 14 a 17 anos, dos 1º e 2º anos do ensino médio, de atuarem como deputados por uma semana. As inscrições são on-line, tiveram início em 23 de maio e se encerram no dia 24 de junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *