Luiz Paulo critica aumento do IPTU da cidade do Rio de Janeiro

O deputado estadual Luiz Paulo criticou o aumento de 70% do IPTU da cidade do Rio de Janeiro, aprovado pela Câmara, em primeira discussão.

“Ao aprovar o novo IPTU, a Câmara deu um tiro no pé. É necessário que os vereadores façam uma reflexão. Se fosse vereador, iria para os microfones da Câmara mostrar meu total inconformismo em relação a esse projeto de aumento do IPTU. É nesse clima de recessão que o Prefeito quer fazer um aumento escorchante de IPTU. Em meio a crise financeira que estamos vivendo, servidores sem pagamento em dia. É muito duro para o contribuinte receber no meio da testa um aumento de IPTU de 50, 60%, numa inflação de 3%, com tanto desemprego. Se fosse vereador, mostraria meu inconformismo. ”

Para o parlamentar, este aumento deveria ser feito de maneira escalonada num prazo de dez anos para que fosse diluído. Segundo ele, o aumento imposto pode gerar inadimplência, já que muitos funcionários estaduais estão em receber seus salários em dia.

Esse imposto territorial deveria ser feito de forma escalonada em dez anos. E não, em dois anos como quer o Prefeito. Em vez de aumentar a receita do Município, o aumento deste imposto vai gerar inadimplência e com isso, a receita vai cair. O Prefeito quer fazer caixa, já visando a sua reeleição. Não é só um projeto a favor da Cidade, do Tesouro, como ele anda afirmando. Ele está pensando no período eleitoral, porque senão ele poderia propor que esse aumento de maneira gradativa, por exemplo, em dez anos, para que fosse diluído”, afirma.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *