Indicação Legislativa do deputado Luiz Paulo solicita inserção de Petrópolis no Bilhete Único

Foi aprovada ontem na ALERJ indicação legislativa do deputado Luiz Paulo que solicita o envio de mensagem pelo governador inserindo Petrópolis no programa Bilhete Único, Lei 5.628/09. Tal medida poderá diminuir o valor da passagem entre Petrópolis e Rio, ou seja, de R$18,70 para R$4,95. O beneficio se estende para todas as viagens entre Petrópolis e os municípios da Região Metropolitana. Resta agora a sensibilidade do governador para colaborar com Petrópolis e favorecer os milhares de usuários que utilizam as linhas que ligam Petrópolis e a Região Metropolitana.

“Trata-se de mera Indicação Legislativa, não tem força de lei, mas evidentemente visa sensibilizar o Governador do Estado para incluir o Município de Petrópolis que, segundo todos os estudiosos da questão metropolitana, já faz parte da Região Metropolitana de fato, mas não de direito. Então, a proposta é que Petrópolis possa ser incluído no anexo da Lei do Bilhete Único, porque aqueles que moram em Petrópolis e trabalham, por exemplo, na cidade do Rio de Janeiro, ou em Niterói e São Gonçalo, gastam uma fortuna de passagem, sem direito a ter acesso ao Bilhete Único.

A proposta é justa. Essa Casa aprovou lei recentemente, que ainda não foi sancionada pelo Governador, de iniciativa do Parlamento, que os municípios de Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu sejam incluídos no Bilhete Único, porque fazem parte da Região Metropolitana, no entorno do Comperj. O mesmo acontece com o município de Petrópolis, que também está no entorno do Complexo de Gás Químico de Caxias e nas imediações do Anel Rodoviário que vai ligar Saracuruna até o Porto de Itaguaí.

Por isso, esperamos que o Governador se sensibilize e mande Mensagem para esta Casa de inclusão de Petrópolis na Lei do Bilhete Único.”