Novo Ministro do STF, advogado Luiz Roberto Barroso, será agraciado com a Medalha Tiradentes

Foi anunciado hoje o nome do advogado-constitucionalista Luiz Roberto Barroso como novo Ministro do STF, que ocupará a vaga de Carlos Ayres Brito.

Foto: Folhapress

O deputado Luiz Paulo, que votou a favor da homenagem ao novo Ministro, destacou ainda na tarde de ontem a qualidade do novo membro do STF.

“O Procurador Barroso tem uma longa tradição de trabalhos consistentes no mundo jurídico a favor dos interesses do Estado”, discursou o deputado.

O advogado, e agora Ministro da Suprema Corte, Luis Roberto Barroso, foi um dos subscritores da ação proposta pelo Rio de Janeiro contra a modificação da lei dos royalties que o Congresso Nacional aprovou prejudicando o Estado.

CURRÍCULO

Nascido em Vassouras, no interior do Estado do Rio de Janeiro, Luis Roberto Barros viveu quase toda sua vida no Rio de Janeiro. Passou alguns períodos morando nos Estados Unidos, em Saginaw (Michigan), New Haven (Connecticut), Cambridge (Massachusetts) e Washington, D.C.

Seu pai é membro aposentado do Ministério Público do Rio de Janeiro. Sua mãe, já falecida, foi advogada. Uma das poucas mulheres que se formaram na Faculdade Nacional de Direito, na década de 1950. A mãe era judia e o pai católico.

Luis Roberto Barroso é casado e pai de um casal de filhos.