Alerj e Câmara de Petrópolis continuarão trabalhando juntas

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e a Câmara Municipal dos Vereadores de Petrópolis vão continuar o trabalho conjunto visando a recuperação da Região Serrana, que foi atingida por fortes chuvas no início deste ano.

A Alerj instituiu uma comissão especial para a fiscalizar o emprego de recursos públicos na Região Serrana e vai renovar a parceria com a Câmara de Vereadores para a troca de dados e documentos referentes à Petrópolis. A Câmara de Petrópolis já colocou em curso uma comissão com o mesmo objetivo.

O acordo foi firmado na última terça-feira, 13/09, durante a entrega do relatório final da CPI das Chuvas da Câmara de Vereadores ao presidente da CPI das Chuvas da Alerj, deputado estadual Luiz Paulo (PSDB). O relatório foi entregue pelo presidente da CPI das Chuvas da Câmara Municipal de Petrópolis, João Tobias (PPS) e pelo presidente da Casa, Paulo Igor (PMDB).

O deputado estadual Luiz Paulo propôs uma audiência pública com os dois parlamentos, em Petrópolis, para leitura conjunta dos relatórios das duas CPIs, que já finalizaram seus trabalhos. “Há pontos congruentes e complementares. Vamos consolidar esses dados e tornar eficiente sua aplicação”, disse o parlamentar.

O trabalho de visitar os locais atingidos pelas chuvas e escutar moradores e desabrigados foi vital para o real entendimento das necessidades dos municípios atingidos e continuará acontecendo nesta nova etapa do trabalho. “Esse trabalho de campo vai merecer atenção nesta segunda fase, no acompanhamento das obras e na assistência aos desabrigados, na compra assistida e desapropriação de casas. Vamos verificar obras de estradas, pontes e toda a estrutura que está sendo prometida”, afirmou o vereador João Tobias.