A ética na política

 

O deputado estadual Luiz Paulo foi o convidado da TV Alerj para debater sobre o conselho de ética. O parlamentar mostrou sua posição em relação à não cassação da Deputada Jaqueline Roriz, ao afirmar que o fato pretérito, ou seja, o que ocorreu antes de sua eleição, ainda assim compromete o mandato. Foi uma tentativa da defesa da deputada que não procede.

Outro aspecto importante abordado durante o programa é o voto secreto. Para o deputado o voto deveria ser aberto, pois o povo deve saber como o parlamentar vota. A transparência é o caminho correto. Luiz Paulo ressalta que uma modificação na Constituição Federal se faz necessária.

Em relação à questão de até que ponto a vida dos parlamentares deveria ser investigada, Luiz Paulo foi bem incisivo ao afirmar que o parlamento como um todo deve se ater ao ponto do decoro. Feriu o decoro, feriu a Casa. Ferindo a Casa, invariavelmente estará atingindo o povo, a quem os parlamentares representam. Com a repercussão, a imagem da Casa fica abalada e há a quebra de decoro.

Assista ao programa na íntegra.

Alerj Entrevista – Parte 1

Alerj Entrevista – Parte 1