Problemas na BR-040

O Deputado Luiz Paulo participou de uma audiência das comissões de Transportes e de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), realizada em 01/09, convocada para esclarecer problemas na BR-040.

Os parlamentares anunciaram que pretendem convocar o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, para prestar esclarecimentos sobre o não cumprimento de termos do contrato celebrado pelo antigo Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) e a concessionária que administra a BR-040 no trecho Rio-Juiz de Fora (MG), a Concer.

A instalação de uma Frente Parlamentar, para rever os itens do contrato firmado com a Concer também será requerida. Após ser licitado em 1996, estavam previstas no trecho da rodovia inúmeras melhorias que ainda estão no papel. Uma delas é a duplicação da pista de subida da Serra de Petrópolis, prevista para ter sido iniciada em 2001. A necessidade da convocação de Bernardo Figueiredo foi discutida na audiência em que os deputados cobraram do presidente da Concer, Pedro Antonio Jonssom, explicações sobre a manutenção na estrada e os sucessivos adiamentos do projeto de duplicação.

Na audiência foi assinado um termo de compromisso, confeccionado pelos deputados, com o objetivo de cobrar da concessionária o cumprimento de pontos que julgaram essenciais, como a execução de obras emergenciais em trechos de maior índice de acidentes. O documento ainda vai ser analisado pela concessionária. Segundo o presidente da Concer, as obras da nova pista da Serra de Petrópolis devem ser iniciadas após a expedição da licença ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da autorização da ANTT, o que deve ocorrer até o final de setembro.